quarta-feira, 20 de junho de 2012

Novo tablet da Microsoft ! o Surface é mais um concorrente da Apple!!

Apresentado nesta segunda, 18/6, Surface tem boas qualidades como o case com teclado, mas ainda precisa de muito mais para assustar a líder Apple.


A Microsoft anunciou nesta segunda-feira, 18/6, seu novo tablet Surface, que chega “em breve” para brigar diretamente com o líder iPad.
O Surface é um tablet touchscreen com uma tela de 10,6 polegadas de alta definição. Ele vai rodar o Windows 8 ou o Windows RT (mais sobre isso abaixo) – usando o sistema operacional baseado nos “tijolos”(tiles) já familiar aos usuários de aparelhos Windows Phone.
O que a Microsoft demonstrou no palco do seu evento em Los Angeles, nos EUA, pareceu interessante. Ao menos, uma parte do que foi apresentado. Houve alguns pedaços espertos de inovação – mais especificamente a Touch Cover (no estilo da Smart Cover, da Apple) e a Type Cover. Cada uma delas se conecta magneticamente ao Surface para proteger sua tela, e elas podem acionar o mesmo comportamento de dormir/acordar que a Smart Cover do iPad (e agora, o Smart Case) consegue. A parte inovadora é que as capas se dobram como teclados para o Surface. A mais fina Touch Cover usa um teclado multitoque – as teclas não se mexem abaixo dos seus dedos, mas você pode descansar seus dedos nelas sem digitar. A Type Cover, mais espessa, usa botões de verdade.
Até o momento , ninguém de fora da Microsoft teve a chance de usar uma das capas do Surface, por isso é difícil o quão bem o conjunto funciona. Ainda assim, integrar um teclado ao case do aparelho é uma ótima ideia, e a Apple nunca foi tímida sobre fazer melhorias a partir de inovações de outros lugares – a ver os casos do Mac OS original, do iPod, e do Centro de Notificações para exemplos de três eras diferentes da companhia.
No entanto, alguns elementos do Surface não parecem ter muitas chances de chamar a atenção da Apple: o suporte integrado aparentemente define o Surface como um aparelho para ser usado apenas na orientação paisagem (horizontal), e não é compatível com as ideias estéticas suaves da Apple.
Obviamente, não saberemos realmente se o Surface é bom (ou não) até ser possível realmente colocar as mãos em uma versão funcional do aparelho. Em curto prazo, no entanto, mesmo com a Apple podendo ter ficado intrigada, duvido que a empresa esteja tomada por pânico após a apresentação do novo tablet de sua eterna rival.
Por exemplo, o Surface está cheio de elementos diversos que gritam “Microsoft”. Mais especificamente, ele será vendido com duas arquiteturas diferentes: um modelo baseado em chip da Intel com o Windows 8, e outro com processador da ARM e Windows RT. Os dois modelos serão mais pesados que o iPad, apesar de que a versão com Windows RT pode acabar sendo um pouco mais fina que o iPad, segundo a Microsoft. Apenas o Surface com Windows 8 Pro pode rodar apps normais do Windows além daqueles otimizados para tela sensível ao toque. Ambos os modelos terão configurações diferentes de tamanhos, incluindo até 128GB de capacidade de armazenamento.
A compra do iPad por si só também tem suas complexidades: os clientes precisam escolher entre modelos apenas com Wi-Fi ou versões de dados celulares (3G/4G), e então entre duas operadoras diferentes (isso nos EUA; no Brasil não há essa necessidade). Até o momento, a Microsoft não anunciou planos de incluir conectividade no Surface.
Os dois modelos do tablet da Microsoft terão uma porta USB, Mini DisplayPort, e um slot para cartão micro-SD. Há muito uso no mundo real para essas conexões, mas novamente, é muito improvável que a Apple adicione esses recursos ao iPad – por isso, eles provavelmente também não intimidam muito a Apple. Além disso, o Surface virá com uma caneta stylus.
Mas a verdade é que a vantagem da Apple aqui é enorme. A App Store inclui 225 mil aplicativos para o iPad: atualmente não existe nenhum app desenvolvido para o Surface. Mesmo com a Microsoft provavelmente cortejando e encorajando as principais criadores de apps a desenvolverem para sua plataforma, essa nem sempre é uma venda fácil.

surface_preto-360px.jpg
Novo tablet da Microsoft tem case com teclado multitoque e trackpad

Para alguns consumidores, um tablet deve rodar um pouco do Windows para interessa-los. A Apple nunca conseguirá convencer esses usuários, e nem precisa se preocupar com eles. Para todos os outros, há o iPad, uma série de tablets que não são o iPad, e o mercado de e-books tablets liderado pelo Kindle Fire, da Amazon, e o Nook Color, da Barnes & Noble. O Surface precisará ter uma ampla base de consumidores para motivar as fabricantes de apps a desenvolverem para o aparelho – o mesmo problema que continua a emperrar a aceitação do Windows Phone.
E existem outros dois elementos chave que o tablet da Microsoft ainda não possui: uma data de lançamento e um preço. O primeiro não é assim tão importante. Nenhuma fabricante de tablets conseguiu ainda ameaçar a liderança firme do iPad no mercado, e a Microsoft não pode ficar realmente mais atrás do que “muito, muito atrás” que já está no momento. Mas o preço do produto é algo muito significativo. Se a Microsoft não pode competir com o preço inicial de 500 dólares do iPad (nos EUA; no Brasil fica na casa de 1.600 reais) – é difícil imaginar como, com exceção de grandes inovações que ainda não tenham sido anunciadas, o Surface poderia realmente ameaçar o iPad.
Agora, faz sentido as fabricantes de mais um “tablet Android que parece o iPad mas é muito pior” ficarem nervosas com a investida da Microsoft. E não ficaria chocado se o mercado de ultrabooks descobrir que os clientes Windows preferem a abordagem do Surface. Por isso, mesmo que a Apple ainda não fique preocupada, acho que algumas fabricantes rivais das duas empresas deveriam ficar de olho na Microsoft.

Confira as especificações oficiais:

Surface com Windows RT
Sistema operacional: Windows RT
Peso (1): 676 g
Espessura(2): 9.3 mm
Tela: 10.6" ClearType HD Display
Consumo de energia: 31.5 W-h
Conexões: microSD, USB 2.0, Micro HD Video, 2×2 MIMO antennae
Produtividade: Office '15' Apps, Touch Cover, Type Cover
Acessórios: VaporMg Case & Stand
Armazenamento: 32 GB, 64 GB


Surface for Windows 8 Pro
Sistema operaciona: Windows 8 Pro
Peso (1): 903 g
Espessura(2): 13.5 mm
Tela: 10.6" ClearType Full HD Display
Consumo de energia: 42 W-h
Conexões: microSDXC, USB 3.0, Mini DisplayPort Video, 2×2 MIMO antennae
Produtividade: Touch Cover, Type Cover, Pen with Palm Block
Acessórios: VaporMg Case & Stand
Armazenamento: 64 GB, 128 GB
Não foi dada informação sobre preços. A versão para Windows RT chega junto com o Windows 8 em setembro. Já o modelo com Windows 8 Pro estará no mercado 90 dias depois, e serão vendidos nas lojas da Microsoft nos Estados Unidos. No Brasil? Esperemos.
Um vídeo online com a demonstração do tablet está publicado no site microsoft.com/surface/.


 

Fonte: MacWord e Uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário